Ultima Gira do ano de 2018 - Entidade : Pedro Afonso de Alcântara

15/12/2018 00:00
Boa noite a todos! 
 
Que nosso Pai Oxalá esteja presente com seu amor, com a sua transformação e que através de cada ser espiritual vocês possam conhecer a tranquilidade,e um caminho melhor a seguir.
Aos que estão já um em nossa casa um tempo, que essa casa continue fazendo parte da sua vida e alimentando os seus sonhos e a sua espiritualidade.
 Aqueles que estão pela primeira vez, que todos os Orixás possam acolher vocês e mostrar que a espiritualidade seja ela em qualquer religião, ela serve para abraçar e abranger o coração do homem e transformá-lo em um ser melhor.
 Porque a espiritualidade é uma coisa bonita, é uma coisa maravilhosa, mas para quem sabe usar!
Como em qualquer outra religião nós umbandistas pregamos o que?
O amor, a caridade, a integração entre as religiões; seja ela evangélica, Cristã, seja ela católica, budista, seja qual for; nós pregamos o amor acima de tudo, acima de qualquer instituição religiosa.
Não adianta vocês frequentarem qualquer religião, se vocês não abrirem o coração e deixarem o amor ser maior do que a vaidade, do que a mágoa, do que a raiva.
Muitos procuram a espiritualidade através de vingança, através de sentimentos ruins, que não vão levar vocês a lugar nenhum, quando na verdade vocês deveriam procurar uma religião para alcançar o amor e o conhecimento para si mesmo!
Porque o homem que não conhece a si mesmo, não tem como ele ser feliz, tem que buscar o amor através de você, você tem que se conhecer para se doar, ninguém doa algo que não tem, 
Como você vai doar amor, se você não tem amor!
Como você vai doar esperança, se você não tem esperança!
Como você vai falar de uma espiritualidade que transformou a sua vida, se você não der exemplo, se você não deixar com que as pessoas vejam através de você, que realmente a espiritualidade te mudou ou fez algo por você, que a cada dia do seu caminhar você está mudando!
Ser religioso é muito complicado porque você vai ser cobrado, as pessoas sempre vão passar na sua cara que você é cristão, então não pode fazer isso, você é umbandista não pode fazer aquilo, que você é católico não pode fazer também.
Quando na verdade as pessoas deveriam se preocupar não em cobrar o que não se pode fazer, e sim ensinar o amor para aquela pessoa poder caminhar em paz, porque o mundo a cada dia está perdido, o mundo está distorcido, as pessoas não se conhecem mais, as pessoas não tem mais uma coisa chamada vergonha e respeito para com os outros.
Os jovens não tem mais respeito para com os mais velhos, quando se deveria ter, pois a história que hoje é escrita por um jovem, já foi escrita por um pai que hoje é velho, por uma avó que hoje é velha, só percebemos o valor real da vida, quando estamos perto da morte, só que aí é tarde, muitas vezes para você tomar uma direção para você mudar a sua vida.
Então procure hoje a cada sementinha plantada uma nova árvore nascerá o novo fruto vingar e ao mundo virar algo melhor.
Se você quer que o seu mundo seja diferente, comece fazendo você a diferença, você tendo bons hábitos, você mostrando que você é um bom cidadão, com coisas muito simples como não poluir os rios, como não poluir os mares, como não jogar lixo sobre as ruas que acabam indo para os rios, como muitas vezes não cortar uma árvore que simplesmente não irá lhe fazer falta não vai fazer  simplesmente por cortar!
Aí amanhã vocês vão reclamar que falta oxigênio, quando você cortou muitas árvores que poderiam estar facilitando esse oxigênio para você respirar.
Então procure viver em sintonia com a natureza, a espiritualidade precisa da natureza, a espiritualidade precisa da energia que a natureza emana, a espiritualidade precisa de um contato com a natureza, se vocês destruirem tudo ao seu redor, vocês estarão fatalmente, a cada dia diminuindo o poder da espiritualidade junto com a natureza.
Quando se fala nos Orixás, se fala no Orixá do vento, do Orixá do aço, tudo envolto na natureza, se vocês não tiverem essa consciência e continuarem matando o seu planeta vocês também mataram a sua espiritualidade.
Por isso hoje é a última Congregação de vocês, é a última reunião de vocês, assim chamada juntamente com todos os Orixás, juntamente com todos os mentores, procure aproveitar essa noite e absorver cada minuto não se dispersem, não deixem se perder por momentos pequenos, aproveitem para que vocês leves para suas casas coisas boas, para que vocês possam realmente ter um natal feliz, um natal com muita fartura dentro dos seus lares, para que vocês possam iniciar mais um ano firmes para vencer todo mal que se a sola sobre a terra, todo mal que tem a cada dia cegado o homem; sem que  vocês percebam o mundo de vocês está cada dia mais violento, está cada vez mais envolto de situações que levam vocês a se perderem da espiritualidade.
Então procure  neste momento, nessa noite,  aproveitar cada minuto junto com a espiritualidade, para realmente sentir a energia e não desperdiçar o seu tempo quando saírem da sua casa para estar aqui hoje.
A espiritualidade  é energia, a espiritualidade é magia, é culto, é atabaque, é música, então quando os tambores tocam, quando os tambores rufão,vocês devem sentir essa vibração, porque através dela, toda a espiritualidade ruim está sendo mandada embora, está sendo invocado, toda a natureza para que a espiritualidade possa salvar as suas vidas deste mundo cruel e que só traz infelicidade aos homens.
Então se você quer salvar a sua família o primeiro passo é aprender que em primeiro lugar está Deus, não há nada maior do que Deus e que todos os mentores espirituais eles podem mudar a sua vida mas que você tem que querer isso, eles não vão fazer nada, eles não vão plantar nenhuma semente, eles não vão dar um único passo se vocês não permitirem essa mudança, se você realmente não pediu com seu coração essa mudança, por que mais tolo é aquele que pensa que engana espiritualidade quando na verdade só está se enganando a si  mesmo.
Então procurem cada minuto desta noite, a paz, que vocês na sua grande maioria não tem em seus lares, procurem a felicidade, que muitos de vocês procuram em coisas fúteis, quando deveriam procurar em coisas maiores, quando deveriam agradecer por estarem vivos, por seus filhos terem saúde, por seus filhos não estar envolvidos com drogas.
Porque o mundo hoje está tomando os jovens através das drogas lícitas e ilícitas, o mundo está devorando os nossos jovens através das drogas!
E é  através da espiritualidade que pedimos hoje, que eles possam enxergar que há tantas coisas boas que eles não precisam se torpecer para ser felizes, é só simplesmente voltar a viver na simplicidade, esse mundo que oferece tantas coisas deixou o homem cego, por que quanto mais se oferece ao homem, mas ele quer, mas ele tem sede da procura, de algo maior, aí ele se torna infeliz e acaba descontando a sua infelicidade nas drogas, e os jovens de hoje perdido como estão, precisam perceber que eles não precisam de drogas, eles precisam de amor!
Eles precisam de pais presentes, eles precisam de pais que realmente digam a eles o quanto eles são importantes, o quanto o amor transforma, não de pais vidrados em coisas materiais.
Um dia eu escutei que o maior mal da humanidade seria a sua cultura, e a sua inteligência que criaria algo que afastaria as famílias, e hoje eu vejo que isso é real, hoje através de todas essas manifestações tecnológicas eu vejo filhos que não almoçam com seus pais, pais que não dão atenção aos seus filhos, porque estão preocupados com as suas chamadas redes sociais, e perdidos a cada dia, até mesmo família sendo destruídas através dessa grande sabedoria tecnológica que leva o homem até mesmo e a mulher a cometer o adultério e assim por diante.
E as famílias estão se perdendo  por conta disso, E eu pergunto a todos vocês?
O que deveria ser mais importante na hora do jantar, a presença do seu filho ou a presença de um mero telefone celular. 
Por isso se você está tão apegado assim a essa tecnologia, analise as suas formas de pensar, volte para os seus filhos porque enquanto você está preocupado com a tecnologia, os seus filhos podem estar usando droga, a sua filha pode estar se prostituindo por causa do crack, o seu filho pode estar embriagado, e você não vai nem perceber, porque muitas vezes ele entra pela porta, e você está preocupado com a sua tecnologia.
O que falta nas famílias hoje é o retorno ao amor familiar, e a partir da hora que o ser humano entender que Deus deixou a medicina, que Deus deixou a tecnologia, não foi para vocês usarem contra si próprio, foi para vocês terem um entendimento que ela era necessário para o mundo evoluir, mas infelizmente eu vejo que a grande maioria está cega e perdida e pior nem se dá conta disso.
A cada dia está mais envolvida e deixando de lado a simples convivência e o diálogo um para com o outro.
Então pense nisso e de mais atenção aos seus filhos, antes que os traficantes, antes que os amigos dêem  mais e mostrem  caminhos que vocês não vão gostar que eles sigam, o caminho que vão levá-los a escuridão e muitas vezes a morte e depois não adianta chorar, não adianta reclamar.
 Nessa noite espero que todos os espíritos desencarnados tenham paz, que eles possam seguir adiante e ter o entendimento que as suas famílias apesar de todo sofrimento precisão seguir, e eles juntamente precisam seguir, e ter um acompanhamento necessário para cuidar do seu corpo espiritual, das angústias, e seguir uma nova vida, que Deus possa estar presente em suas famílias trazendo paz e tranquilidade a todos vocês que passam por esse momento tão difícil, e que traz tanto sofrimento ao coração, e que pode muitas vezes levar vocês a depressão.
Hoje a depressão leva o homem seguir caminhos ruins, antes não se ouvia falar sobre depressão como se fala hoje, antigamente você ficava em depressão porque não tinha o que comer, porque não tinha que dar um filho, hoje o ser humano fica deprimido simplesmente porque não tem o carro melhor do que o do vizinho, isso me assusta porque mostra o quanto vocês estão deixando o mundo consumista ser maior do que as suas famílias, do que realmente quem vocês são, então prestem atenção nisso você não é melhor do que ninguém, porque você pode comprar um carro caro, você não é melhor do que ninguém porque pode comprar uma roupa, você não é  melhor do que ninguém  porque pode jantar em restaurantes caros, você só é melhor do que alguém quando você tem uma atitude nobre, quando você ajuda o seu próximo, quando você pega na mão do outro realmente com coração aberto, não porque simplesmente não tem como fugir daquela situação.
Então pense nisso!
Você só é melhor do que o outro quando você é uma pessoa nobre, quando você tem um coração nobre, quando você é uma pessoa egoísta e vazia o teu dinheiro não vai te levar a lugar algum, porque até mesmo a terra do rico, é a mesma terra do pobre.
O cemitério pode até ser mais bonito, mas a terra que vai na cara é a mesma!
Então procure amar, procure perdoar, quantos pais não falam com seus filhos, quantos filhos não falam com os pais, quantos irmãos não se conversam por pequenas coisas, por coisas fúteis, porque um não quer dar o braço a torcer, porque o outro começou, isso não interessa!
Aproveitem esse natal para pedir perdão e para perdoar.
Quando você tirar esse peso do coração, a raiva, o ódio, e perdoa verdadeiramente, você vai ver que você vai até respirar melhor, porque o perdão é uma coisa magnífica que faz o homem nobre.
Que essa noite possa ser de grande valia para todos vocês, sejam bem-vindos há essa casa, e espero todos no próximo ano, para continuarmos o nosso trabalho e levar a todos  a nossa querida Umbanda, essa religião sagrada que tem que ser respeitada como qualquer outra religião, tem que ter orgulho de dizer eu sou UMBANDISTA , eu creio na UMBANDA, eu fui curado na UMBANDA, eu me encontrei na UMBANDA, hoje eu sou outra pessoa através da UMBANDA!
A partir da hora que você falar isso, aí eu vou estar convicto que você realmente entendeu o sentido da sua religião.
Agradeço a todos em nome do Caboclo Irapuã, há quem nos ajudou com as crianças, com o apadrinhamento, quem vai ajudar com o seu trabalho, no dia da entrega,
Obrigada a todos e que Deus possa dar a vocês mais sabedoria. 
Nao é  dinheiro não, é  sabedoria! Para que vocês continuem essa missão em fazer outros sorrirem. 
Através do seu cansaço, através do seu trabalho, porque eu sei que é  um dia puxado, que esse sofrimento possa ser aliviado pelo sorriso das crianças que adentraram por aquela porta e saírem com o seu presentinho feliz e contente, juntamente com seus pais ,obrigada a todos que tem nos ajudado!
Que Oxalá esteja presente.